Como se apresentar numa entrevista de emprego

Parabéns! Você conseguiu a tão esperada entrevista de emprego! E agora? Como vai ser? O que você vai dizer? Como vai se vestir? Este artigo vai dar algumas dicas que podem ajudar você a se apresentar numa entrevista de trabalho e conseguir aquele tão sonhado emprego.

1 – Faça uma pesquisa prévia: procure conhecer mais sobre as normas e procedimentos da empresa, desta forma você poderá responder melhor às questões que lhe possam ser colocadas e também lhe ajudará a formular questões inteligentes e apropriadas que serão dirigidas ao seu entrevistador.

2 – Não se esqueça de ter à mão documentos que possam ser úteis no dia da entrevista: cópias extras do currículo, cartas de recomendação e portfólios ajudam em muito durante uma visita à empresa. Um bloco de notas e uma caneta também podem ser úteis.

3 – Seja cordial com todos: da senhora que serve o cafezinho ao presidente da empresa, a opinião de cada um deles sobre o seu comportamento pode contar pontos na hora da escolha do candidato. Muitos profissionais de RH pedem a opinião de outros colabores sobre os candidatos.

4 – Como se vestir: escolha sempre algo adequado e profissional. Evite trajes excessivamente descontraídos e que mostrem muita “pele”. Maquiagens ou acessórios muito chamativos também contam pontos negativos. Especialistas dizem que usar roupas e tons que levemente se assemelhem ao uniforme padrão da empresa podem ajudar o seu entrevistador a visualizá-lo como um futuro membro da equipe.

5 – Não se atrase: procure chegar ao local da entrevista de 15 a 30 minutos antes do horário agendado. Isso demonstra interesse e comprometimento da sua parte, e também o ajudará a se ambientar e se preparar melhor.

6 – Não fique tenso: uma entrevista de emprego pode deixar o candidato nervoso. Procure manter a calma enquanto observa o ambiente e se for daqueles que transpira nas palmas das mãos quando está ansioso, faça uso discreto de um lenço ou uma toalha de papel para manter as mãos secas. Ninguém gosta de apertar uma mão molhada.

7 – Como se comportar: ao ser convidado para a entrevista, inicie sua apresentação sempre com um sólido e equilibrado aperto de mão. Sente-se confortavelmente em seu lugar, com a postura formal e evite ocupar as mãos com objetos que possam distrair a sua atenção. Seja objetivo nas respostas e nada de gírias ou brincadeiras. Deixe que seu entrevistador conduza os breves momentos de informalidade.

8 – Despedida cordial: ao término da entrevista, preste sempre atenção nas informações que lhe serão passadas, tais como a forma com a qual a empresa irá contatá-lo e o prazo estipulado para isso. Procure saber se a empresa entrará em contato mesmo se a resposta para o momento for negativa e sempre encerre sua apresentação com outro aperto de mãos. Seja sempre cordial.

9 – Seja prudente: Sob toda e qualquer circunstância, durante a entrevista, deixe o seu telefone desligado. Se ele tocar ou mesmo vibrar durante a entrevista, será antiético.

10 – Última dica: caso tenha o e-mail profissional de seu entrevistador ou de seu setor, escreva no dia seguinte uma ou duas linhas (no máximo) agradecendo pela oportunidade da entrevista e colocando-se à disposição.

Estes passos não são garantia de sucesso no concorrido mercado de trabalho, mas fazendo uso deles com sabedoria você poderá ter uma breve vantagem sobre os seus concorrentes. Mantenha sempre o seu foco e seja sempre positivo. Boa sorte.

Anúncios

3 comentários sobre “Como se apresentar numa entrevista de emprego

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s